quais são os sintomas da síndrome do pânico

Essa doença psíquica está sendo muito falada atualmente, junto com o Transtorno de Ansiedade Generalizada. Mas você sabe quais são os sintomas da Síndrome do Pânico?

Bom, vou tratar nesse pequeno post sobre alguns sintomas comuns de quem está nessa situação. Alguns desses sintomas são os mesmos do TAG, aparecendo em maior ou menor grau.

Mas antes de começar, quero que fique tranquilo(a)!

Este post não serve como diagnóstico, mas caso identifique muitos desses sintomas como recorrentes, sugiro procurar um psicoterapeuta e/ou um psiquiatra.

Veja abaixo alguns dos sintomas comuns da Síndrome do Pânico:

11 sintomas da Síndrome do Pânico

Listarei abaixo os sintomas mais comuns dessa patologia de acordo com estudos realizados pela Psiquiatria e Psicologia:

  • Taquicardia: aceleração dos batimentos cardíacos, geralmente aplicado a taxas acima de 100 (cem) batimentos por minuto.
  • Sudorese: Sudorese é o ato de produzir e libertar suor. Porém nesse caso acontece com uma frequência maior e em momentos fora das condições normais.
  • Falta de ar: A pessoa perde a respiração e tem uma sensação de sufocamento ou afogamento. Não é apenas uma dificuldade momentânea de respirar, mas sim uma imensa sensação de que não irá respirar hora alguma.
  • Pressão na cabeça: Sensação de que a cabeça está numa pressão muito grande.
  • Ondas de calor e frio: É comum a pessoa ter sensações térmicas variantes. Dessa maneira, independente na temperatura externa, sente-se ondas de calor e frio.
  • Tontura: Sensação de tontura são comuns.
  • Tremor: Muitas pessoas com síndrome do pânico mostraram-se com tremores nas mãos e em outras regiões do corpo. Principalmente quando o sintoma de ansiedade é maior.
  • Sensação de desmaio: De vez em quando é comum sentir que vai desmaiar. principalmente em momentos de falta de ar e tontura.
  • Medo de fazer coisas simples: Dirigir e viajar são coisas que geralmente causam uma grande sensação de medo.
  • Medo de sair de casa: Um dos sintomas da Síndrome do Pânico é o medo de sair de casa. Pode acontecer de a pessoa nem conseguir sair da cama, com medo de algo ruim acontecer.
  • Perigo de morte: Esse talvez seja o sintoma que causa mais medo. As pessoas geralmente sentem um perigo de morte iminente, sem saberem explicar a razão de estarem sentindo isso.

Concluindo

Como pôde ver os sintomas da Síndrome do Pânico não são bobeira. Se você ou alguém que conhece está com muitos desses sintomas, sugiro novamente que procure ajuda de algum profissional da saúde.

Escrevi este post para ilustrar, de forma básica, os sintomas mais comuns de pessoas que estão sofrendo com pânico. Como a ansiedade é um fator importante nesta patologia, sugiro a leitura deste post sobre ansiedade.

Esse post foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais!