ser simples é o que te faz grande

Se algum dia quiser ser alguém importante, seja simples!

Quando digo importante, pode ser para qualquer pessoa: seu chefe, sua mãe, seu marido, seus filhos, o mundo todo ou apenas para você mesmo. Mas pode ser o caso de que você também não queira ser importante, tudo bem.

Tirando a questão de ser importante, a simplicidade traz muitos benefícios à nossa vida, proporcionando bem estar e felicidade. Pode ser que já tenha percebido que, no mundo caótico de hoje, ser simples é uma tarefa difícil. Mais difícil ainda é saber que ser simples é o que te faz grande.

Porém existem algumas maneiras de se incorporar a simplicidade em sua vida. Você verá que viver de maneira simples é… simples! Vou te mostrar, neste artigo, algumas maneiras específicas que você pode aplicar, facilmente em sua vida, para começar a viver melhor.

Fique tranquilo(a)! Não vou jogar um monte de conteúdo em sua cabeça. Primeiramente passarei pelo básico do que é ser simples. Depois mostrarei um pouco do que eu mesmo aplico na minha vida diária e que você também poderá utilizar na sua, para melhorar a qualidade de vida!

Neste artigo você verá:

  • Definição de simplicidade
  • Por que ser simples é importante
  • Como ser simples é o que te faz grande
  • Quais os benefícios da simplicidade

O que é simplicidade

A simplicidade é o último degrau da sabedoria. – Khalil Gibran

O significado de simplicidade varia muito.

A diferença de significados que se dá fica ainda mais evidente quando se trata dos conhecimentos Ocidentais e Orientais. Isso se deve à filosofia Oriental, principalmente pela influência do Taoísmo, que diverge um tanto de o que seria simples para o Ocidente.

Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, simplicidade pode significar:

  1. Qualidade do que é simples.
  2. Ingenuidade.
  3. Singeleza.
  4. Inocência; candura; modéstia; credulidade.
  5. Parvoíce.
  6. Naturalidade.
  7. Desafetação.

Parece bem mecânico e reducionista os significados vindos de um dicionário? Pode ser que não seja assim para você, mas para aqueles que seguem pensamentos de filosofias orientais, com certeza é.

Um exemplo disso é a frase de Khalil Gibran, no início deste tópico, dizendo que a simplicidade é um nível de sabedoria. Pois para ele a simplicidade está conosco sempre, apenas temos que saber como alcançá-la.

Você pode aceitar o significado que mais lhe for conveniente, pois na verdade eles não se dissociam. O importante é você entender que simplicidade vai além de reduzir as coisas, sendo uma forma de enxergar o mundo.

A importância da simplicidade

Muito bem, agora você já sabe o que é ser simples, ou seja, o que é simplicidade.

Mas… isso é mesmo importante?

Para ser sincero, a resposta disso vai depender muito mais de você do que qualquer outra coisa. Vou elencar alguns motivos pelos quais a simplicidade é importante e você decide, depois, se isso têm valor ou não na sua vida.

Alguns motivos que tornam a simplicidade algo importante são:

  • A vida é simples: a verdade é que nós complicamos as coisas.
  • Relacionamentos simples duram mais: o que acha de relacionamentos conturbados?/ Além de não serem saudáveis, tendem a durar menos.
  • Menos estresse: o que seria o estresse se não o excesso de informação e preocupação? Ser simples reduz os sintomas de ansiedade que temos.

Essas são algumas coisas que mostram que, se víssemos as coisas de maneira mais simples, nossa vida poderia ser melhor.

Mas existem mais coisas…

Ser simples é o que te faz grande

Ser simples, é ser incrível. – Clarice Lispector

Pode até parecer contraditório, mas muitos daqueles e daquelas que foram considerados como grandes pessoas, eram simples.

Talvez não tão simples no modo como aparentavam ou mostravam suas ideias. Mas com certeza conseguiam captar as coisas da forma mais simples possível. Assim podiam utilizar o conhecimento adquirido em ações poderosas!

Duas pessoas que vejo como referências são Abraham Lincoln e Lao Tsé, no que se refere a simplicidade.

Lincoln foi presidente dos estados unidos, mas sempre é lembrado como um homem humilde, honesto, modesto e íntegro. Essas são, na verdade, grandes qualidades de um líder. E ele sempre tentou mostrar a todos isso.

Lao Tsé fazia parte do governo chinês, quando resolveu renunciar ao seu cargo e isolar-se. Antes de desaparecer, ele deixou um dos maiores escritos da filosofia oriental: o Tao Te Ching. Ele mostra, em seus aforismas, a simplicidade da vida e um modo de viver baseado em ser simples e buscar sabedoria. Muitas vezes a sabedoria sendo a própria simplicidade.

Benefícios da simplicidade

Você já sabe o que significa simplicidade e a importância de se ser simples. Vou te mostrar agora quais os benefícios que a simplicidade traz para sua vida:

  1. Mudança individual: Enquanto mudamos dentro para fora, se você começar a ter uma vida mais simples, verá uma mudança de fora pra dentro.  Será mais fácil enxergar como sua vida melhora de qualidade.
  2. Mente aberta: Você se torna mais disposto a enxergar as coisas de outra maneira. Além disso, abre-se a novas experiências, evitando o estresse e ansiedade que geralmente sente por acontecimentos não planejados.
  3. Relacionamentos: A simplicidade permite com que você desacelere, seja mais atencioso e amoroso.
  4. Desapego material: É perceptível como você se desapega as coisas materiais. Isso acontece porque viver de forma simples é viver com menos, mas ser feliz com isso. Sua vida e o que você tem, dentro de você, bastarão no momento.
  5. Saúde: Simplicidade pode diminuir a pressão do sangue e o riscos de doença, mesmo sem malhar ou fazer dieta.
  6. Menor impulsividade: Uma vida simples lhe permite agir de forma mais calma e tranquila. Pois saberá o que fazer e quando fazer, por meio de uma organização básica e simples, dentro e fora de você.

Além desses, existem outros vários benefícios. Farei outro post, listando mais ou falando mais profundamente sobre alguns deles.

Conclusão

Como você pôde ver, ser simples é o que te faz grande.

Uma vida baseada na simplicidade lhe trará coisas boas, você verá.

Em breve postarei sobre algumas maneiras de como ter uma vida mais simples.

Achou este post interessante? Compartilhe!