estresse no trabalho o que é e como prejudica sua vida

Você não sabe o que é estresse no trabalho, nem como isso pode prejudicar sua qualidade de vida?

Isso é normal…

Infelizmente não saber sobre isso pode ter algumas consequências ruins. Digo isso pelo fato de esse ser um assunto comum a ser tratado em psicoterapias. O maior problema é que, quando se chega a necessitar de apoio, é devido a se ter chegado num ponto em que a vida pessoal, profissional e social estão aos avessos.

Resolvi escrever este artigo com o propósito de tentar promover a saúde, ou seja, tentar melhorar a qualidade de vida antes que seja tarde demais. Porém, como existem casos de pessoas que já passaram por situações extremas de estresse, escrevi de forma a mostrar como prevenir que tais momentos tornem a acontecer.

Portanto, se você está passando por isso, já passou ou conhece alguém que pode estar em um momento desse, este artigo irá ajudá-lo. Além disso, esse artigo também pode ser útil caso esteja apenas querendo saber o que é estresse no trabalho e como isso afeta sua qualidade de vida.

Relaxe! Pode ser muita informação, mas garanto que todas serão úteis, de uma forma ou de outra. Eu mesmo já tive problemas como esses, relacionados a estresse, e coloquei neste mesmo artigo algumas das saídas que busquei.

Neste artigo você terá acesso ao seguinte conteúdo:

  • O significado de estresse
  • O que é estresse no trabalho
  • Sintomas e consequências desse problema na sua vida
  • Como se prevenir para não ficar estressado
  • O que fazer para combater essa questão

Gostou do que vai ler? Bom, então vamos começar…

Significado de estresse

o que é o estresse no trabalho

A pressa é inimiga da perfeição, o estresse da razão. – Francisca Carolini Pereira

Afinal, você ao menos sabe o que realmente é o estresse?

Bom, vamos começar com uma definição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Segundo ele, estresse pode ser definido como:

“Conjunto das perturbações orgânicas e psíquicas provocadas por vários estímulos ou agentes agressores, como o frio, uma doença infecciosa, uma emoção, um choque cirúrgico, condições de vida muito ativa e trepidante, etc.”

Como se pode ver, estresse são perturbações de ordem orgânica e psíquica, ou seja, os sintomas são sentidos tanto no corpo, quanto na cabeça. Pode-se perceber, também, que a origem é alguma causa externa à pessoa que sofre disso, podendo ser ou não ligada diretamente a ela.

Outra maneira, importante de pensar e também uma das promessas deste artigo, é o conceito de estresse no trabalho.

O que é estresse no trabalho

qual o significado de estresse no trabalho

Também é conhecido como estresse ocupacional. Pode-se dizer, basicamente, que é o estresse causado por agentes externos, presentes em situações de trabalho da pessoa.

Esses agentes externos não são, necessariamente, pessoas. Um exemplo do que pode causar perturbações em alguém seria: rotina, monotonia, falta de motivação, insatisfação com o trabalho.

Contudo pessoas também podem ser tais “agentes externos”. O maior exemplo disso são chefes autoritários e inflexíveis, de forma que ultrapassam o limite do contrato entre organização-funcionário e prejudica a vida pessoal do trabalhador. Tais chefes deveriam saber como ser um bom líder, mas não como ser um mau chefe.

Portanto, agora já sabe o que é estresse no trabalho. Quando se pode sentir os sintomas do estresse ligados ao trabalho, então começa a se pensar em estresse ocupacional.

Quais os sintomas de estresse no trabalho?

quais os sintomas do estresse no trabalho

Uma coisa é saber que você já está estressado(a) devido ao trabalho ou condições dele. Porém é diferente quando você não sabe nem se está sofrendo por causa de situações ocupacionais.

Você já sabe o que é estresse no trabalho, porém pode ser que ainda não saiba quais os sintomas dele.

Estes sinais podem ser a indicação de que você precisa de tomar alguma providência em relação a como se sente no trabalho:

  • Irritabilidade: Você tem menos paciência com qualquer pessoa, principalmente se for do seu local de trabalho. Além disso, mostra tal impaciência por meio de uma irritabilidade fora do que seria normal para você.
  • Sono de baixa qualidade ou insônia: Dificuldade para dormir ou aquele “sono que não descansa”, são exemplos, também, de sintomas. Preste atenção em seu corpo e veja se está descansando ou não.
  • Dificuldade de concentração nas tarefas: Não é déficit de atenção! É apenas uma dificuldade de se concentrar, geralmente, por sua cabeça estar muito cheia e confusa.
  • Memória falhando: Aquela dificuldade incômoda de lembrar algumas coisas todos temos. Porém, quando estamos em situações de estresse, isso acontece com uma frequência muito maior.
  • Sintomas depressivos: Perda de interesse  e tristeza persistentes são sintomas mais característicos da depressão. Fique atento a eles!

Esses são os sintomas mais comuns do estresse ocupacional ou estresse no trabalho. Muitas vezes as pessoas não percebem que estão estressadas, pois desconhecem como alguém que sofre com estresse se sente.

Consequências

quais as consequencias do estresse no trabalho

Você sabia que o estresse no trabalho tem consequências sérias, para quem o sente?

Este tipo de problema pode prejudicar a saúde física e psíquica do trabalhador, além de prejudicar seu desempenho no trabalho e vida social. Além disso, tais consequências podem afetar a vida familiar da pessoa de forma que não encontre um lugar que fique “em paz”.

Pode ser que você esteja estressado(a) e não sabe. Alguns problemas de saúde decorrentes do estresse no trabalho podem ser tratados, simplesmente, melhorando as condições de trabalho. Ao contrário do que muitos pensam ou médicos dizem, apenas medicando a doença.

Problemas de saúde

Alguns dos problemas de saúde gerados pelo estresse no trabalho são:

  • Dores de cabeça
  • Pressão alta
  • Diminuição da imunidade
  • Batimentos cardíacos acelerados (taquicardia)
  • Problemas respiratórios
  • Dor no estômago/gastrite

Porém essas disfunções não se limitam ao nível fisiológico. O sentido dado ao trabalho e a relação da pessoa com ele e colegas ficam prejudicados também.

Consequências no trabalho:

Além dos problemas fisiológicos, posso citar algumas dificuldades em relação ao trabalho e a convivência no ambiente em que o pratica.

  • Menos produtivo: Sempre temos momentos em que não somos produtivos como gostaríamos. Porém, quando se tem uma situação de estresse no trabalho, isso acontece com maior frequência e dura mais tempo.
  • Faltas recorrentes: Geralmente, como não sente motivação no trabalho, o indivíduo começa a faltar com maior frequência.
  • Comete muitos erros: Errar é humano! Todos erramos uma vez ou outra, mas, geralmente, aprendemos com isso. Contudo, em situação de estresse, erramos muito e sempre.
  • Torna-se autoritário(a): É comum ver pessoas que estão desestabilizadas emocionalmente e fisiologicamente tornarem-se autoritárias. Elas dão ordens em excesso e não aceitam erros de outras pessoas.
  • Situações conflituosas: Pode ou não ser devido ao autoritarismo mencionado antes, mas ocorrem muitos conflitos entre quem está estressado e seus colegas de trabalho.
  • Isolamento social: Esta consequência pode ser devido aos conflitos com os companheiros de equipe/chefe, mas também como forma de evitar tais conflitos. É visto com frequência que pessoas estressadas se isolem.

Bom, você já sabe o que é estresse no trabalho e suas consequências. Seria uma pena parar por aqui. Vamos seguir para você ver como evitar o estresse ocupacional, para que possa ser sempre produtivo, ter boas relações e gostar do que faz.

Como prevenir?

tem como prevenir o estresse no trabalho?

O estresse não é o mal do século. O mal do século é não saber administrá-lo. – Leila Navarro

Você provavelmente já ouviu aquele ditado: “melhor prevenir do que remediar”, não é mesmo?

Eu concordo plenamente com isso, pois a chance de se estressar ou ficar doente é menor.  Além disso, quando se chega ao ponto de ter que remediar algo, provavelmente a situação não é nem um pouco tranquila.

Portanto é importante que você faça o possível para manter uma boa qualidade de vida, dentro e fora do trabalho. Lembrando que, para isso, seria interessante que buscasse maneiras de se organizar e praticar atitudes que promovem a saúde.

Fique tranquilo(a)! Vou falar um pouco sobre evitar o estresse no trabalho.

6 dicas de como evitar o estresse

  • Defina suas prioridades: Planeje-se, primeiramente, definindo quais são suas atividades urgentes e as não urgentes. Dessa maneira não se sobrecarrega com atividades que não necessitam tanta atenção no primeiro momento.
  • Não se cobre muito: Nunca estamos certos o tempo todo, portanto evite autocobranças.
  • Errar é normal: Eu erro, assim como você. Aceite que todos erram de vez em quando e evite ficar com raiva por pouca coisa.
  • Tenha pensamentos positivos: Tente ter uma visão mais positiva das coisas. Brincar de Jogo do Contente, como a Pollyana, às vezes, faz bem.
  • Relaxe: Temos sempre dias mais cansativos. É bom que possamos, então, relaxar: ouvir músicas, assistir filmes, caminhar e passar tempo com amigos e familiares.
  • Melhore sua comunicação: Como disse a Raposa ao Pequeno Príncipe, “linguagem é uma fonte de mal entendidos”. Aprenda a falar e ouvir bem, para que possa evitar pequenos desentendimentos.

Se você praticar algumas dessas dicas, garanto que irá melhorar sua qualidade de vida. Independentemente do trabalho, você irá se beneficiar de várias maneiras, de forma que terá uma vida com menos chance de ser estressante.

Pode ser que você não tenha conseguido evitar e já está em uma situação de estresse no trabalho. Para isso existem algumas alternativas, para amenizar as perturbações causadas pela situação.

Já estou estressado(a), o que fazer? (como combater o estresse)

o que fazer para combater o estresse no trabalho

Todos nós podemos chegar a um ponto em que não conseguimos ficar calmos.

O mundo hoje em dia é muito corrido, temos muitas obrigações a cumprir e papéis a desempenhar. Portanto é comum que, em algum momento, fiquemos estressados, seja o trabalho ou outra coisa a causa disso.

É normal que você  queira recorrer a algo que mude as coisas de forma mais rápida, como o remédio. Todo dia podemos ver pessoas que recorrem à medicação, por “não terem tempo” para si mesmas. Não critico o uso de medicação, mas sim o abuso. Ou seja, o uso desenfreado e indiscriminado de drogas.

Seria interessante que, antes de buscar um apoio médico (ao menos que sua situação seja muito crítica), tente das alternativas abaixo:

  • Identifique a causa: Primeira coisa que pode tentar fazer é identificar quais são os agentes externos que lhe causam estresse.
  • Alimente-se saudavelmente: Apesar de ser um hábito difícil de se manter, a alimentação saudável promove a saúde em todos os aspectos da vida.
  • Procure apoio: Muitas vezes necessitamos de um apoio externo. Você pode procurar psicoterapia ou um amigo, com quem possa falar e pedir ajuda para entender o que está acontecendo.
  • Pratique atividades físicas: A prática de atividades físicas, além de serem aliviadoras de estresse, aumentam nossa capacidade criativa,
  • Tenha boas noites de sono: Dormir pouco ou mal pode até ser a causa de seu estresse, como também um sintoma dele. Procure regular seu sono. Uma boa alternativa são chás calmantes, como camomila e erva cidreira.

Bom, existem mais alternativas, mas essas são as mais fáceis de se alcançar.

Concluindo

Como pôde ver, há muito o que se dizer e ler sobre o que é estresse no trabalho.

Há, também, muitas coisas sobre o estresse em geral e como este pode afetar nossa qualidade de vida. É importante você se lembre, principalmente, que o estresse é uma condição emocional em que nos encontramos em um momento. Portanto, justamente devido a isso, é passageiro, desde que desejamos que passe.

As dicas que eu dei são básicas, simples, mas eficientes, tanto para promover saúde ao evitar o estresse, quanto para combatê-lo. De qualquer maneira, considero de extrema importância a busca por ajuda de um psicoterapeuta ou de um médico. Espero que este artigo tenha te ajudado.

Ficou com dúvidas? Pergunte nos comentários!

[epico_capture_sc id=”489″]