metas smart para alcançar objetivos

Você gostaria de aprender a utilizar as metas SMART e como ter foco para atingir seus objetivos?

Acredito que sim…

Acho que concorda comigo, se eu disser: é fácil ter foco, o difícil é mantê-lo até o fim. Certo?

Isso é um problema que afeta muitas pessoas, não apenas de relacionado à performance, mas em vários aspectos da vida. Quando não se tem foco fica difícil alcançar os objetivos, independente de quais sejam. Além disso, provavelmente você já percebeu, que se não souber como ter foco, não tem como organizar, por não saber o que é importante fazer.

Este artigo irá apresentar como funcionam as metas SMART e de que maneira podem ajudar você. Ao fim do artigo você será capaz de organizar sua vida, saber como ter foco para atingir seus objetivos e metas, além de aprender passo a passo como planejar algo de forma eficaz.

Parece interessante, não é?

Eu mesmo tinha problemas com relação a cumprir tarefas ou atingir alguns fins. Porém ao aprender a planejar de forma eficaz, melhorei muito meu desempenho. Você verá neste artigo as mesmas coisas que eu aprendi e como eu faço para planejar meus objetivos e metas.

Com a leitura deste artigo, você verá:

  • O significado de meta
  • Diferença entre meta e objetivo
  • Definição de metas SMART
  • Como planejar sua meta SMART

Gostou do que vai ler? Então vamos começar!

Qual o significado de meta?

o que significa meta

Para entender, é bom que saiba o que são metas, de maneira geral.

Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra meta pode ser entendida como “limite” ou “alvo”. Contudo, meta não é a mesma coisa que objetivo. Mais à frente explicarei essa diferença.

O significado de meta pode ser resumido da seguinte maneira: é o ponto exato, específico,  que se deseja alcançar, necessitando grande foco para ser alcançada. Ou seja, meta não significa algo sem especificidade ou generalizado, mas sim algo bem definido. É importante que entenda isso.

Uma pessoa que não possui metas dificilmente realiza seus desejos. Isso acontece porque o delineamento de uma meta é o que vai proporcionar, basicamente, uma noção de o que precisa ser feito.

É importante ter metas e objetivos, mas você também deve saber sobre o que os diferencia. Veja a seguir mais sobre isso, para que você não fique perdido neste artigo nem em sua organização.

Objetivos e metas. Tem diferença?

diferença entre objetivos e metas smart

O que você acha: existe ou não alguma diferença entre objetivos e metas?

Se você respondeu “SIM”, acertou! Caso tenha respondido “não”, fique tranquilo! Falarei sobre a diferença entre os dois e o porquê é importante saber isso.

Um objetivo é como um desejo de forma generalizada. Ele não necessita ser temporal nem é muito racionalizável. Podemos ilustrar um objetivo com a seguinte frase:

“Eu tenho o objetivo de emagrecer”.

A princípio você sabe o que quer e, de certa forma, onde quer chegar. Você quer emagrecer! Mas como pôde ver, não é bem específico.

No caso da meta, como eu expliquei anteriormente, é algo que deve ser definido, delineado. Dessa maneira, metas devem ser específicas, sejam elas metas SMART ou não. Um exemplo de meta pode ser:

“Eu estou com a meta de emagrecer 10kg, pois é o melhor para minha saúde”.

Percebeu a diferença? Enquanto que um objetivo é um desejo a ser alcançado, a meta é este desejo de maneira mais específica.

Qual a importância de se ter uma meta?

qual a importancia das metas smart e como ter foco

Perseguir, sem cessar, uma meta: Este é o segredo do sucesso. – Anna Pavlova

Poder-se-ia responder com outra pergunta: Qual a importância do que deseja alcançar?

Ter uma meta proporcionará a você uma linha de raciocínio necessária para se atingir um certo objetivo. Se você realmente quer desenvolver-se pessoalmente e alcançar objetivos pessoais, deverá delinear metas, independente de elas serem metas SMART ou não.

Então, voltando a pergunta que fiz a você no início deste tópico, acha que é importante ter uma meta? Acredito que disse sim.

Delinear metas irá te proporcionar o seguinte:

  • Moldar um futuro ideal: Saber exatamente onde pretende chegar e o motivo.
  • Motivar a agir: Agora que já sabe para onde vai, se sentirá mais motivado a entrar em ação.
  • Transformar visão de futuro em realidade: Você moldou uma visão de futuro e entrou em ação. Assim verá que “sonhos podem se tornar realidade”.
  • Mensurar seu progresso: Saber onde você está em relação a um projeto é ideal, pois assim poderá analisar seu desenvolvimento.
  • Aumento da autoconfiança: À medida em que você progredir em seu projeto para alcançar uma meta, aumentará sua autoconfiança.

Muito bom saber exatamente onde quer chegar, não? Vou mostrar a você como delinear uma meta de forma eficiente para ter foco e alcançar seus propósitos.

O que são as metas SMART?

o que são metas smart letras

Basicamente, as metas SMART são como as outras. Porém elas também podem ser consideradas como um método de delineamento para alcançar objetivos específicos.

O termo SMART, em inglês, significa “inteligente”. Portanto esse seria uma forma inteligente de definição de metas. Este mesmo termo é, também um acrônimo, ou seja, cada letra é a inicial de uma palavra, como a seguir:

  • S: Specific (específica);
  • M: Measurable (mensurável);
  • A: Attainable (alcançável);
  • R: Relevant (relevante);
  • T: Timely/time-related (temporal).

Você verá como qualquer meta, com essas 5 características, tornam-se mais claras e possíveis de serem alcançadas. Verá,  também, que seu foco irá aumentar, e que algumas coisas que achava difíceis, como alcançar o sucesso, tornam-se mais fáceis e reais.

Vamos agora a especificação de cada etapa da definição de metas SMART.

Como ter foco e alcançar seus objetivos com metas SMART

foco para alcançar metas smart

Sabe aquela lista de metas ou objetivos que você escreveu para esse ano?

Bom, foi um ótimo ponto de partida, mas tem como melhorar de forma que consiga alcançar estes objetivos específicos.

Utilizando metas SMART, você irá estruturar seus objetivos e metas de maneira mais metódica. Assim você não estará apostando em algo abstrato e vago, como simplesmente emagrecer ou ganhar mais dinheiro. Na verdade irá construir um plano de ação com estimativas reais.

Você pode transformar em metas SMART quaisquer tipos de metas, sejam elas pessoais ou profissionais.

Vamos começar. Escolha um objetivo ou meta e trabalhe nele na medida em que for lendo os tópicos que compõem as metas SMART:

S (Specific): Tem que ser específica

meta smart s

Seja o mais específico possível quanto a sua meta.

Qual o motivo disso: Metas SMART com uma grande quantidade de detalhes têm mais chances de serem alcançadas do que as demais.

Quando estiver delineando sua meta, pense nas seguintes perguntas:

  • Quem está envolvido nesse projeto?
  • O que eu quero alcançar?
  • Onde vai acontecer? Identifique o(s) local(is).
  • Quando isso vai acontecer? Estabeleça um tempo.
  • Quais são os requisitos e restrições que farão parte do processo? Identifique-os.
  • Quais as razões e benefícios de alcançar essa meta SMART?

Um exemplo de falta de especificidade seria: “Eu quero entrar em forma”. Enquanto que um exemplo de especificação do objetivo é: “Eu entrarei em uma academia e farei exercícios 3 vezes por semana, para entrar em forma”.

Vamos prosseguir para o próximo tópico.

M (Mensurable): Consigo mensurar?

metas smart m

Você tem que saber se sua meta é mensurável. Mas… o que isso quer dizer?

Mensurável, nesse caso, significa que ser capaz de “medir”, “rastrear” sua jornada em relação ao seu propósito, ou seja, ao resultado final.

Mantenha sempre um hábito de conferir até onde você já foi. Ao fazer isso você sempre saberá em que ponto do processo está, se precisa acelerar ou diminuir a velocidade…

Além disso, ao medir/quantificar suas metas, você permanece mais focado. Isso se deve à organização de seu projeto, que lhe permite ter uma visão mais ampla do processo. Você também conseguirá cumprir seu cronograma mais efetivamente e ficará mais motivado ao sentir o prazer de cumprir as pequenas tarefas necessárias para alcançar a meta final.

Para determinar se suas metas SMART são mensuráveis, faça as seguintes perguntas:

  • Quanto é necessário?
  • Quantos? (Quantifique)
  • Quando saberei que alcancei a meta?

Quanto mais definido estiver, melhor. Assim estará cada vez mais real e menos virtual.

A (Attainable): É uma meta alcançável?

meta smart a

Adianta uma pessoa de 120 kg querer perder 60kg, de maneira saudável, em 3 semanas? Claro que não!

Neste caso, perder 60kg de maneira saudável é uma meta, porém nessa situação não é alcançável por questões fisiológicas. Portanto é importante que a meta seja alcançável para você dentro de sua realidade.

Isso significa investigar se seu objetivo específico é realmente aceitável de “fazível” por você. Você tem que pensar em:

  • O quão vai poder se esforçar;
  • Tempo e custos X benefícios;
  • Quais recursos você possui;
  • Quais outras prioridades em sua vida.

Quase qualquer meta pode ser alcançável quando você traça os passos necessários para atingi-la e determina um tempo que possibilite dar tais passos. Algumas fins são mais difíceis de serem alcançados, contudo ficarão mais claros na medida em que organizá-los, e por fim, tornar-se-ão alcançáveis.

Dica: Trace objetivos equilibrados com sua vida. Eles não devem ser fáceis de alcançar, a ponto de que não faça sentido esforçar-se, nem devem ser tão difíceis a ponto de tornar-se impossível de serem realizados.

R (Relevant): Faça coisas relevantes para você!

meta smart r

Faça as coisas que são interessantes e relevantes para você.

As metas SMART que você delineia devem ser relevantes para a direção que você quer para sua vida. Deveria ser, também, correspondente aos seus interesses e seus pontos fortes.

Ao manter seus objetivos específicos alinhados a essas características você se desenvolverá mais foco e motivação, para se manter na jornada. Digo isso porque, ao fazer coisas relevantes para você, estará realizando algo que preenche seu coração com paixão.

Se você definir objetivos que não cabem ao futuro que almeja para sua vida, ou seja, fazendo coisas não-relevantes, irá se perder facilmente do caminho e desistir de seus objetivos e metas.

Exemplo: Se você, por acaso, decidir que quer se tornar um cantor profissional famoso, não faça isso pelo dinheiro. Não porque dinheiro seja ruim, na verdade é bom e necessário. Porém a chance de você alcançar seu objetivo será mínima, ao contrário do que se fizer por amar cantar.

T (Time-related): Tempo específico

meta smart t

Vamos supor que queira perder 10kg, para melhorar seu condicionamento físico, mas não define uma data limite ou um espaço de tempo necessário para alcançar. Como pretende se manter motivado e/ou mensurar seu progresso?

Todas as metas SMART devem estar inseridas num espaço de tempo. Além do que questionei acima, pode-se pensar, também, na falta de urgência e importância de seus objetivos e metas. Faça um plano instigante para tudo o que quiser alcançar.

Ter um tempo limite é uma das coisas que mais tiram as pessoas do sofá ou da cama! Contudo não seja muito rigoroso com essa questão, pois pode acarretar em um efeito contrário e, por fim, você não alcançará coisa alguma.

Então seja flexível e realista em relação ao tempo que definir. Isso o ajudará a se manter a produtividade até o fim de seu projeto.

Recapitulando

Bom, você viu, então, a importância das metas SMART e a influência delas sobre como ter foco e alcançar seus objetivos. Aprendeu, também, o significado de meta e as diferenças entre objetivos e metas.

Espero que tenha ficado claro a necessidade de se utilizar metas SMART, para que consiga conquistar grandes feitos que sejam relevantes para você. Afinal de contas não adianta você ter 500 objetivos e metas, sendo que apenas 1 deles faça diferença e contribuam para o seu projeto de vida.

O método SMART é simples, porém muito eficaz. Pode parecer apenas uma organização de ideias, o que não deixa de ser, mas é muito mais eficiente do que ficar planejando coisas sem nenhuma base. Além disso é menos ansiogênico do que querer algo, dizer que vai alcançá-lo, contudo não saber como começar nem o que fazer.

Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha te ajudado a planejar algo com mais eficiência.

Você ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que responderei!

[cp_modal display=”inline” id=”cp_id_dd842″][/cp_modal]