passos para ter motivação no trabalho
Motivação no trabalho

Motivação é algo difícil de conseguir, certo? Principalmente quando se trata de motivação no trabalho. Às vezes nos sentimos desmotivados e que estamos falhando em nossa vida profissional. Acontece disso influenciar, também, em outras ocasiões, como sair com amigos. Ninguém quer ficar falando daquilo que não gosta.

Isso acontece com muita gente! E já aconteceu comigo também.

Mas eu tenho boas notícias. Existem alguns pontos essenciais que contribuem para você estar ou não motivado no trabalho. Quando reconhecer esses aspectos, você será capaz de remodelar seu dia de forma que goste do que faz.

Aqui estão 5 aspectos que você deve observar no seu dia a dia. Caso não tenha nenhum desses em prática, as mudanças que fará irão te ajudar a ter motivação.

1. Identificação de Tarefas

Não é ruim terminar um dia e se perguntar “O que eu fiz o dia todo?”.

Deixe claro o que você está fazendo. Identifique as tarefas que faz, para saber o que você conseguiu fazer ao fim do dia, da semana ou do mês. Isso vai te dar aquela boa sensação de saber que o dever foi cumprido!

Aqui vai uma dica: ao fim do dia, crie uma lista de “Tarefas cumpridas”. Nela você escreverá tudo que conseguiu terminar durante o dia. Dessa maneira se sentirá motivado quando perceber que seu dia rendeu algo, quando achou que não tinha rendido nada.

2. Significado da Tarefa

Entenda o por quê do que está fazendo. Saber o impacto que seu trabalho causa em clientes e na empresa é outra maneira de ter motivação no trabalho.

Quando não vemos o por que do que estamos fazendo, qual o motivo de fazer, certo? Então procure ver as conexões daquilo que faz e o que isso traz na sua vida e daqueles que estão próximos de você.

3. Variação de habilidades

Varie a maneira como faz suas atividades. Para isso é necessário ter mais de uma habilidade para concluir suas tarefas.

Procure maneiras diferentes de fazer as coisas, seja criativo! Isso pode até tornar seu trabalho mais divertido.

Como você espera se manter motivado no trabalho, se faz a mesma coisa sempre?

4. Feedback

Aprecie os feedbacks. Se forem positivos, você está no caminho certo! Mas se forem negativos, utilize como meio para aprimorar suas habilidades.

Talvez você pergunte “Eu não tenho feedbacks sobre meu trabalho. O que fazer?”:

Temos uma dica: Peça ao seu supervisor ou colega de trabalho uma opinião sobre seu trabalho. Pode ser durante um café, uma reunião ou apenas uma conversa informal. Dessa maneira você receberá um feedback sobre suas estratégias, objetivos e resultados.

5.  Autonomia

Essa é importante: ter autonomia em seu trabalho! Isso não significa que você tem que fazer as coisas sempre do seu jeito. Apenas quer dizer para você poder escolher, às vezes, como quer fazer as coisas.

Caso não trabalhe para você mesmo, esse é o tipo de coisa que pode combinar com seu chefe. Mostre o por quê de sua necessidade de autonomia em certos aspectos.

Exemplo: Você pode tentar escolher como quer interagir com um cliente a fim de mantê-lo ativo. Seja por e-mail, ligação ou encontros presenciais. Como você conhece melhor o cliente, saberá qual o método mais eficaz, e, às vezes, esse método não está no “script”.

Seguir os passos acima te dará mais motivação no trabalho. Caso não consiga seguir todos, não tem problema! Uma pequena mudança já fará uma grande diferença. Você pode também ver algumas frases de motivação no trabalho, para manter-se motivado.

Qual desses passos você gostou mais? Comente abaixo!


Alexandre Lima

Psicólogo em formação na Univesidade Federal de Goiás. Gosto de assuntos relacionados a Desenvolvimento Pessoal e Saúde Mental. Blogueiro nas horas vagas (quando há!).

All author posts