9 super dicas de como ser criativo

Você gostaria de ser uma pessoa mais criativa, corajosa, ter facilidade em resolver problemas e desenvolver projetos? Que tal saber, também, como ser criativo para escrever ou desenhar?

Eu tenho certeza que sim…

Caso contrário não estaria lendo um artigo sobre como ser criativo. É possível que você esteja deixando de ser produtivo e versátil o suficiente, de forma que isso esteja o atrapalhando no trabalho e na vida pessoal. Por isso é importante que preste atenção nas dicas que darei, caso queira melhorar seu desempenho em várias áreas da vida com a criatividade.

Você pode ficar tranquilo. Neste artigo você irá aprender de forma simples e didática quais são as 9 maneiras de ser criativo que irão te transformar numa máquina de criatividade e criação.

Na verdade você pode até seguir o mesmo modelo que eu mesmo utilizo no meu dia-a-dia para melhorar meus resultados que necessitam mais imaginação.

Continue lendo o artigo para saber mais sobre:

  • O que é criatividade?
  • Benefícios de ser uma pessoa criativa
  • 9 maneiras simples de como ser criativo

Toda criança é um artista. O problema é o como manter-se artista depois de crescido – Pablo Picasso

Afinal, o que é criatividade?

Essa é uma pergunta que pessoas como artistas, músicos e até cientistas fazem. E o motivo disso que eles precisam entender o que é e como funciona a capacidade de imaginar. Dessa maneira, chegando à resposta, eles seriam capazes de tornarem-se mais produtivos e a ajudarem, também, outras pessoas a fazerem isso.

O que significa criatividade?

então como ser criativo

Segundo o dicionário Priberam da língua portuguesa, podemos definir essa palavra como:

  1. Capacidade de criar, de inventar.
  2. Qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo.
  3. [Linguística]  Capacidade que o falante de uma língua tem de criar novos enunciados sem que os tenha ouvido ou dito anteriormente.

Portanto, podemos dizer que nossa capacidade cognitiva de criação, de inventar e imaginar coisas que não estão, necessariamente presentes, pode ser chamada de criatividade. Mas não podemos resumir à apenas isso.

A resolução de problemas, antes de acontecer, é feita de maneira abstrata, por meio de pensamentos e planejamentos internos.

O mais importante é entendermos que a criatividade está inserida no conceito de inteligência, sendo um fator de extrema importância nos processos cognitivos individuais e de questões sociais de uma pessoa.

Cuidado com o medo de falhar! Atrapalha a criatividade e inovação.

Muitas pessoas enfrentam um grande problema que impede a criatividade. Esse problema é o constante medo de errar.

Perfeccionismo e medo de falhar andam de mãos dadas. A princípio eles podem manter você totalmente engajado em um projeto criativo ou até mesmo começar um. Mas quando buscamos apenas a perfeição tendemos a arriscar menos e procrastinar mais. Isto pode sufocar a criatividade e inovação.

“[Perfeccionismo] é uma fonte constante de emoções negativas. Ao invés de se buscar algo positivo, aqueles que são muito perfeccionistas estão focados em uma única coisa que eles querem evitar: avaliação negativa”, Escreveu Hara Estroff Marano num blog do Psychology Today. “Perfeccionismo, então, é um boletim infinito; isto mantém as pessoas totalmente absorvidas em si mesmas, engajadas numa autoavaliação eterna. Dessa maneira eles sempre colhem frustração por não alcançarem exatamente o que querem e ficam condenadas a ansiedade e depressão”.

Combata sua tendência perfeccionista e medo de errar, para melhorar seus processos criativos. Para isso, tente ser uma pessoa mais resiliente. Você pode começar entendendo que errar é, além de aceitável, um fato da vida.

Benefícios de ser criativo

A criatividade não auxilia apenas pessoas ligadas à arte. Todos se beneficiam de serem mais criativos.

Ser criativo tem seus benefícios. Listarei alguns abaixo:

  1. Torne-se melhor em solucionar problemas
  2. Melhor conexão com sua comunidade
  3. Alívio de estresse

Portanto é importante desenvolver nossa criatividade sempre que pudermos. Veja o próximo tópico com técnicas de como ser criativo.

9 super dicas de como ser criativo

Dica número 01: Registre suas ideias

dica 01 de como ser criativo

Não adianta ter aquele momento de clareza e esquecer depois. Você vai demorar a se lembrar depois ou simplesmente esquecer.

Todos demos uma vida corrida. Pensamos e fazemos várias coisas ao mesmo tempo e isso faz com que nosso cérebro fique sobrecarregado. Dessa maneira é fácil esquecermos uma coisa ou outra, até mesmo uma ideia muito boa que tivemos.

Esta primeira técnica consiste em você ter um caderno de anotações ou gravador de voz sempre com você. Sempre registre suas ideias sempre que as tiver. Isso ajudará em:

  • Afirmar seu comportamento cognitivo de observação
  • Melhorar você a fazer melhores associações entre ideias
  • Melhorar sua memória
  • Motivar a pensar mais

Criatividade é apenas conectar ideias – Steve Jobs

Se você ainda não carrega um caderno com você, minha dica é: procure a papelaria mais próxima e compre um caderninho de bolso.

Dica número 02: Já virou o problema de “cabeça para baixo”?

dica 02 de como ser criativo

Nós constantemente temos a impressão de que a única maneira de ver algo é a nossa. Que grande bobagem! Na verdade existem vários ângulos dos quais pode-se analisar um problema.

Então mude o ângulo do qual está analisando o problema. Teste várias visões diferentes. Essa é uma técnica comum de pessoas altamente criativas. Fazer isso cria uma “distância psicológica” do problema, encorajando o pensamento abstrato.

Vire a questão de cabeça para baixo ou pergunte a você mesmo sobre o que está acontecendo de diferentes perspectivas.

Às vezes nos debatemos tanto com um problema, ou até desistimos, sem ter uma segunda visão dele. Ficamos sempre com aquela cara de “não tem como ir além” ou “é isso mesmo, não vejo outra fora”. Não é mesmo?

Isso acontece ou já aconteceu com você várias vezes na sua vida. Porém tenho certeza de uma coisa: em algumas dessas vezes você conseguiu ir além, ser mais criativo, solucionar o problema! E algumas dessas vezes pode ter sido apenas por alguém ter visto a mesma coisa, porém de um ângulo diferente.

Essa técnica de distância psicológica aumenta em até 2x (duas vezes) a quantidade de problemas resolvidos e ajuda na dúvida de como ser criativo!

Dica número 03: Defina um limite

dica 03 de como ser criativo

Já teve que trabalhar ou desenvolver algo sob pressão? Pode ter sido um trabalho de faculdade, um projeto ou até mesmo um presente para alguém. Geralmente achamos que não vamos conseguir, mas uma hora aparece a bendita criatividade e nos salva!

Uma forma de você como ser criativo ou ter mais criatividade,  é definir um limite de tempo para algo. Não um limite longo, mas algo que faça com que você tenha que correr contra o tempo e pensar mais rápido. Dessa maneira você irá se forçar a produzir algo sob pressão.

Outro jeito de se definir um limite é estabelecer um desafio à você em relação ao projeto. Alguns exemplos de como fazer isso:

  • Limite de palavras para um texto
  • Cores limitadas para um projeto
  • Utilizar apenas ferramentas básicas

Às vezes nós somos nosso maior problema de criatividade. Muitas vezes queremos mais tempo e mais recursos, o que acaba levando à procrastinação e a dificuldade de alcançar o sucesso em nossos projetos.

Dica número 04: Durma pensando no projeto

dica 04 de como ser criativo

Muitas pessoas altamente criativas disseram que dormir pensando num problema ou projeto leva a uma grande criatividade para resolvê-lo. E mais, tem estudos sobre isso!

Ao se deitar, lembre-se do problema que está precisando ser mais criativo para solucionar. Quando digo para dormir com o seu problema não é para ficar pensando nele sem parar na cama. Porque se fizer isso, você ficará muito ansioso! Portanto tenha sono de boa qualidade!

Com essa técnica você conseguirá acessar, em seus sonhos, conteúdos mais criativos ligados ao problema. Isso acontece por você estar mais relaxado e entrará em contato com informações inconscientes que permitirá fazer novas associações.

Um exemplo disso é Paul McCartney. Ele disse que a música Yesterday veio a ele num sonho!

A nossa criatividade pode aumentar em até 30% durante o sono.

Dica número 05: Que tal uma caminhada?

dica 05 de como ser criativo

Não basta ficar encarando seu trabalho o dia todo! Ter criatividade, como já disse, requer fazer novas conexões. Ficar sentado encarando seu projeto o dia todo pode não ajudar muito.

Sair para caminhar pode levar você a ter uma noção de como ser mais criativo. Apenas dê um tempo do seu trabalho e faça uma caminhada leve pelo escritório, praça ou na sua rua. Por milênios escritores e artistas dizem que desenvolveram suas melhores ideias caminhando! Comece a aplicar na sua vida o que outras grandes pessoas disseram que funciona.

Mas por quê caminhar?

Você pode estar como ser criativo pode estar associado à caminhar. Se esse for seu caso, a explicação é simples.

As últimas pesquisas mostraram que caminhar podem aumentar significantemente a geração de ideias. Isso acontece porque o fluxo sanguíneo no cérebro aumenta e ele também fica menos sobrecarregado, podendo fazer associações de forma mais livre.

Todos os verdadeiros bons pensamentos são concebidos andando – Nietzsche

Curiosidade: A Tesla Motors, empresa automotiva e de armazenamento de energia estadunidense, foi pensada por Elon Musk enquanto ele caminhava.

Dica número 06: Seja persistente para ser criativo!

dica 06 de como ser criativo

Às vezes desistimos do que estamos fazendo, quando na verdade mal tentamos resolver. Vou te fazer uma pergunta agora:

Quantas tentativas são necessárias para que você atinja o sucesso em algo ou tenha esgotado sua criatividade?

Não sei quanto respondeu… Pode ter sido 10, 30, 157… A verdade é que cada um de nós temos nosso próprio limite e jeito de como ser criativo. Porém, se queremos mesmo extrapolar a criatividade e os resultados mais comuns, temos que tentar sempre, independente de números!

Já foram feitas pesquisas sobre recordes de patente. Elas mostraram que a produtividade de forma geral está ligada a radicais avanços na ciência e tecnologia. Os maiores gênios criativos de todos os tempos demonstraram grande quantidade de trabalho produzido, por exemplo:

  • Picasso fez aproximadamente 50.000 trabalhos na vida
  • Thomas Edson com aproximadamente 3.000 designs de lâmpadas
  • Edson também possui em seu nome próximo a 1.000 patentes

Portanto a criatividade também está ligada a alta produtividade. Continue produzindo, pois além de se tornar uma pessoa mais criativa, você também atingirá ótimos resultados.

Dica número 07: Já pensou em abraçar todas as ideias?

dica 07 de como ser criativo

Acredito que não. Mas se você já faz isso, está de parabéns! Porque não existem ideias ruins.

Você pode pensar como ser criativo tem a ver com aceitar todas as ideias que aparecem. Se você pensar, por um lado, caso tenha tantas ideias, mesmo que não tão boas, já é sinal de uma boa criatividade. Por outro lado, se essas ideias ainda não servem para o que você deseja, é a sua chance de:

  • Reformular suas ideias
  • Combinar suas ideias antigas
  • Produzir mais possibilidades além do que já tem

Já ouviu falar de Post-It?

É aquele adesivinho com cola, que serve para nos ajudar a lembrar muitas coisas!

Inicialmente ele era um projeto de adesivo que não deu certo. Porém alguém não o descartou totalmente e transformou no sucesso que é hoje. Talvez se o sujeito não soubesse como ser criativo com sua ideia, não teria tentado outra vez.

NUNCA descarte uma ideia! Muitas das mais famosas sacadas, invenções e slogans do mundo vieram de fontes improváveis, espontâneas e, às vezes, até acidentais.

Dica número 08: Relaxe para ser mais criativo

dica 08 de como ser criativo

Você sabia que 72% das pessoas têm ideias durante o banho? Este é, ou deveria ser, um dos momentos de relaxamento que você tem durante o dia.

Tome um banho de água morna ou natural, fique a vontade, sem pensar necessariamente em nada. Quando nosso cérebro não tem que se esforçar demais, tendemos a prestar atenção a acontecimentos mais internos e fazer associações de pensamentos que emergem de uma fonte mais inconsciente.

O motivo disso acontecer é a maior liberação de dopamina. Quanto mais dopamina é liberada, mais criativo nos tornamos.

Se está cansado de procurar novas ideias, sugiro que dê uma pausa e tome um banho bem relaxante.

Dica número 09: Busque inspiração para ter criatividade

dica 09 de como ser criativo

Inspirar-se pode ser algo difícil. Se você não fizer isso, pode ser que não alcance seus resultados. Como ser criativo sem inspiração? Fique tranquilo(a), eu vou lhe mostrar como…

O que as pessoas mais me perguntam é como conseguir inspiração. Primeiramente porque parece que não se sabe de onde buscar.

A melhor dica que posso dar, que lhe renderá melhores resultados, é abrir-se a novas experiências, ideias e maneiras de pensar. Isso te ajudará a ter novas perspectivas sobre as coisas. Isso fará também com que você possa ter mais chances de ter insights ou acontecimentos acidentais que lhe proporcionaram uma grande criatividade.

Como eu posso me inspirar mais?

  1. Motive-se a ir além
  2. Converse com estranhos
  3. Leia mais livros
  4. Leia sobre o assunto na internet
  5. Procure artigos em outras línguas

Espontaneidade, associação de ideias e boa sorte são os ingredientes de como ser criativo. Procure sempre atualizar-se e buscar experiências fora do que está costumado.

Curiosidade: 50% de pessoas que possuem patente de algo atribuem suas invenções à algum evento acidental.

Recapitulando

Ser criativo irá lhe proporcionar uma visão mais ampla das coisas. Além de ajudar na comunicação e solução de problemas. Pessoas criativas tendem a ter sucesso na vida, pois sempre encontram soluções diferentes para uma situação.

Lembre-se sempre das técnicas que eu lhe disse que vão te ajudar em como ser mais criativo.

Em resumo, registre TODAS suas ideias sempre que puder, busque inspiração para ter diferentes perspectivas, durma com seu projeto, tome banhos relaxantes, faça caminhadas e seja persistente.

O caminho para ser uma pessoa mais criativa não é fácil, mas vale muito a pena. Se você seguir essas técnicas, perceberá como sua criatividade irá aumentar com o tempo. É claro que nada muda da noite para o dia, mas você verá como vai aumentar sua criatividade com o tempo.

Este artigo te ajudou em algo? Comente abaixo para ficarmos sabendo!